Inscreve-te
na Academia Próxima Geração

O País precisa de ti!

De ti que tens entre 16 e 30 anos. De ti que já participaste numa petição.

De ti que já fizeste voluntariado. De ti que acreditas numa causa e ajudas à tua escala.

De ti que gostas de debater ideias com os teus amigos. De ti que nunca fizeste nada disto mas que gostavas  muito de começar.

Vamos descobrir juntos como inovar e revitalizar a democracia em Portugal.

Neste momento as candidaturas estão encerradas mas voltaremos com 3ª Edição. 

Como funcionam as candidaturas?

O processo de seleção está dividido em algumas etapas para que possamos conhecer melhor os nosso candidatos e ao mesmo tempo mostrar também um bocadinho da experiência Próxima Geração.

Cada candidato será avaliado individualmente e em grupo de forma a garantir um coletivo diverso e representativo da realidade nacional, sendo o processo:

Timeline Candidaturas

Os candidatos terão de preencher dois formulários:

Formulário de pré-inscrição

Formulários

É um formulário super simples.

No final os candidatos recebem uma mensagem automática que confirma a submissão da pré-inscrição e com o link do formulário mais completo.

Para esta etapa recomendamos 10 minutos.

Formulário mais completo

O segundo, um formulário mais completo, onde o candidato preencherá os seus dados pessoais e completará um pequeno desafio. Para esta etapa recomendamos 1 hora.

 

Aqueles com o perfil mais alinhado com o programa, passam à fase seguinte, sendo informados por email onde terão instruções para o agendamento da dinâmica de grupo.

Dinâmicas de grupo

Grupos de 6 a 8 candidatos são reunidos em videoconferência online, para que a organização possa avaliar como se relacionam e trabalham juntos através de desafios lançados ao longo da sessão. Aqueles que revelem melhor pontuação e que contribuam para a diversidade pretendida, passam à fase seguinte, sendo agendada a sua entrevista. 

Entrevista Individual

Entrevista individual com a organização para conhecer melhor cada candidato e as suas expectativas para o programa. A entrevista carece de organização prévia e cada candidato deve preparar-se para discutir dos temas a serem facultados pela organização, aquele com o qual se sentir mais à vontade.

Anúncio dos Selecionados

Ao longo de cada fase do processo de seleção, cada candidato é devidamente notificado da decisão da organização. 

De todos os candidatos com candidaturas válidas, serão escolhidos no máximo 30 participantes, reservando-se a organização o direito de, a qualquer altura, alterar o número de participantes da 2ª Edição da Academia Próxima Geração.

 

A inscrição na Academia requer:

. Assinatura de um contrato que garante a compreensão das directrizes da Academia,

. Inscrição de 99€ doados à APDG, noventa e nove euros, para garantir o compromisso dos participantes.*

* No caso do candidato não conseguir pagar esta taxa temos mecanismos de ajuda. 

Perfil Candidatos

Podem candidatar-se à Academia jovens que têm em comum uma grande motivação para discutir e participar no futuro do sistema democrático e das instituições da sociedade civil. 

A Academia Próxima Geração procura integrar tanto jovens que já tenham alguma participação política (de qualquer espectro político), como aqueles que nunca se tenham envolvido na política desde que defendam a democracia.

Este programa de formação dirige-se a jovens com as seguintes características:

  • Cidadãos portugueses ou estrangeiros residentes em Portugal com domínio da língua portuguesa

  • Entre os 16 e os 30 anos

  • Com conhecimentos de inglês (para acompanhar algumas sessões do programa)

  • Que saibam usar um computador para produzir, apresentar e trocar informação, comunicar e participar em redes colaborativas na Internet

  • Motivados pelo propósito acreditando em causas e defendendo-as à sua escala

  • Bons comunicadores

  • Com capacidade de trabalhar em equipa

  • Com potencial de liderança

  • Organizados

  • Criativos

  • Empáticos.

Sabe mais no regulamento do processo selectivo. 

Regulamento

Datas 2ª Edição da Academia Próxima Geração

A 2ª Edição da Academia Próxima Geração decorre de 27 de janeiro a 30 de abril de 2023 num formato híbrido, através de trabalho online, uma aula inaugural e três fins de semana presenciais em localidades inspiradoras em Portugal com legado cívico, cultural ou social.

  • Sessões Assíncronas online - de 30 de janeiro a 28 de abril de 2023, os candidatos terão de desenvolver atividades assíncronas online, individuais ou em grupo, com diretrizes e conteúdos disponibilizados na plataforma da Academia.

  • Sessões Síncronas online - às segundas-feiras de cada semana, entre as 18h00 e as 20h00, serão desenvolvidas sessões online na plataforma da Academia. 

  • Quatro Fins de Semana de Imersão presenciais*  - de 27 a 29 de Janeiro, de 24 a 26 de Fevereiro, de 24 a 26 de Março, e de 28 a 30 de abril de 2023, serão dinamizadas atividades práticas presenciais aproveitando os recursos do grupo e da comunidade anfitriã. Estão também previstos momentos de debate e conversas diretas com oradores de alto nível – políticos, jornalistas, empresários, académicos, atletas, artistas, entre outros.

 

Todas as sessões acima são de carácter obrigatório

Este programa de formação possui uma carga horária mínima de 7 horas por semana. 

* O custo de alojamento e alimentação (almoço 6a, sábado e domingo e jantar de 6a e sábado) são suportados pela Associação Próxima Geração. 

Dúvidas?

Os participantes da 1ª Edição prepararam uma série de perguntas mais frequentes (que eles próprios sentiram no momento de inscrição) e que deixamos aqui neste documento. 

FAQs

Ainda tens algumas questões? Não hesites em falar connosco! 

Qualquer dúvida sobre o processo de seleção poderá ser esclarecida com, através do email:

candidaturasproximageracao@gmail.com

Se preferires fala diretamente com os participantes da 1ª Edição que estão super disponíveis para te ajudar, através do email:

alumniproximageracao@gmail.com

Recomendas alguém?

Conheces alguém que acreditas ter todo o potencial para fazer parte da nossa Academia?

Deixa-nos o contacto que entraremos em contacto para que possa fazer parte do nosso processo seletivo da Academia PG.  

“uma iniciativa que me desafiou constantemente, quer pelas atividades propostas, quer pelas conversas que promoveu com todos os envolvidos ao longo de todo o percurso. Debatemos ideias, colocamo-las em causa, escutamos ativamente os outros e mudamos de perspetiva. Tudo isto com um enorme sentido de comunidade e com o propósito de contribuir para a melhoria da sociedade democrática do nosso país. Entrei neste projeto com muita vontade de ser mais participativa, mas sem saber bem por onde começar. Saio com as ferramentas necessárias e a motivação certa para poder fazê-lo. Foi uma honra fazer parte desta primeira edição da Próxima Geração!”

Catarina Filipe, Alumni 1ª Edição